Diário de bordo de Patrícia Pacheco* - Santa Catarina

Finalizando...


Chegamos dia 17 de setembro em Florianópolis, para a última parte da turnê. Foram 13 apresentações, uma pequena maratona! Entusiasmados, encenamos o Dia Desmanchado no TAC, Teatro Álvaro de Carvalho, que possui este nome em homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense. Dentro do Festival, que dura o mês todo, houve um bom público nos prestigiando e também ocorreu a oficina O Ator Criador, ministrada por Marcelo Bulgarelli.

De lá partimos para Tijucas, cidade próxima a Florianópolis. Lá foi necessária uma adaptação e um esforço de toda a equipe, pois a encenação teve que ser realizada em um ginásio de esportes. Observem a foto abaixo, com a transformação do espaço!


Como podem observar, nosso trabalho de equipe juntamente com o pessoal da RH som possibilitou uma apresentação teatral em um espaço alternativo. Um ótimo público nos prestigiou!
De lá seguimos para Blumenau, cidade localizada no Vale do Itajaí e a apresentação foi no auditório da Fundação Municipal. O público não foi muito numeroso mas a apresentação ocorreu bem. Em Blumenau também houve a oficina O Ator Criador.


Próxima cidade: Rio do Sul. Lá fomos recepcionados pela querida Sidnéia que aqueceu nossos corações e mentes, nos apoiando muito. 
O clima esfriou bastante, e nós que não tínhamos vivenciado o frio durante toda a turnê, tivemos que puxar os casacos e cachecóis da mala! 
Abaixo uma bela foto da apresentação em Rio do Sul. 
Crédito: Rodrigo Farber

Seguimos então para Lages, na serra catarinense. Lá ocorreram duas apresentações, uma na Pousada Rural de Lages e outra no teatro. 
Na primeira encenação, houve uma adaptação do espaço, já que estávamos em um auditório grande e o público estava longe demais do palco. Optamos então por acomodar o público no palco, bem próximo do espaço da encenação. Para isso colocamos cadeiras, mesas e colchonetes e compusemos uma platéia em um local alternativo. 

Pousada Rural do Sesc - Lages, SC.
O debate após a peça foi muito rico, com a participação de pessoas de comunidades do interior que atuam em grupos artísticos. Crianças e adultos bateram um papo gostoso e a troca foi muito interessante. Foi a primeira vez que o público estava tão próximo assim, o que criou uma relação diferente com a peça, era como se as pessoas estivessem dentro da casa do personagem. A relação público-encenação foi diferente!

Na cidade de Lages a apresentação foi no Teatro do Sesc, um teatro pequeno mas muito bem equipado. Foram necessárias algumas adaptações das ações e o cenário quase não coube no palco! O debate contou com a participação de artistas da cidade que contribuíram com suas impressões sobre a peça. 
Cabe aqui fazer um agradecimento especial, ao nosso motorista, Jorge Machado e à equipe local do Sesc por terem ajudado o ator Marcelo Bulgarelli que sofreu uma contração muscular e quase não pôde se apresentar. A equipe toda agradece ao tratamento de massoterapia aplicado no ator!

Próxima cidade: Canoinhas. Outra apresentação que foi realizada em um ginásio de esportes, já que  o local providenciado pelo Sesc era inadequado para a encenação. Apesar de todas as dificuldades e de a apresentação ser em um sábado à noite, com clima frio, um ótimo público foi nos assistir e de acordo com a organização local foi o maior público contabilizado num evento ocorrido no fim de semana. 

Apresentação em Canoinhas, SC. 

Na cidade de Caçador nos apresentamos no auditório da Uniarp, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Novamente toda a estrutura de luz teve que ser montada para que a apresentação não fosse prejudicada. Houve um bom público e a grande maioria permaneceu  no bate papo, o que segundo a organização local não é muito usual. Ficamos felizes com isso! 

Auditório da Uniarp - Caçador, SC


A apresentação seguinte foi na cidade de Joaçaba, no Teatro Alfredo Sigwald. Um espaço excelente, porém infelizmente o público foi bem pequeno. Isso se deu provavelmente pelo fato de que o Sesc exerce suas atividades em Joaçaba há apenas um ano, acreditamos que o trabalho de formação de público está sendo construído. O teatro é ótimo, observem a foto!
Teatro Alfredo Sigwald - Joaçaba, SC

Na cidade de Concórdia, apresentamos no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. Foi uma linda apresentação, a parte técnica funcionou muito bem e um ótimo público esteve presente compartilhando o Dia Desmanchado. 

Teatro Municipal Maria Luiza de Matos - Concórdia, SC. 

De lá partimos para Xanxerê e nos apresentamos no auditório do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos). A necessidade de adaptação do espaço prejudicou um pouco a luz do espetáculo, mas foi uma boa apresentação e um bom público esteve presente. 

Auditório do CEJA - Xanxerê, SC

Finalizamos então o Palco Giratório com mais duas apresentações, uma na cidade de Chapecó, no Teatro do Sesc, com um bom público e outra em São Miguel do Oeste, no Auditório do Colégio La Salle. 

Equipe do Dia Desmanchado e todos que viajaram conosco durante estes 20 dias.


Uma mistura de saudade antecipada e de sensação de trabalho cumprido nos invadiu ao final da turnê. Foi uma experiência rica em todos os sentidos: profissional, humano, de amizade e de crescimento. Ótimo poder ter dividido a vivência com todos que nos acompanharam, no dia a dia e também por aqui, virtualmente. 
Até a próxima! E como é hábito no teatro: "Merda"!!!


*Psicóloga, atriz e operadora de som no espetáculo do Dia Desmanchado no Palco Giratório - Circulação Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário