Diário de Bordo de Patrícia Pacheco* - Rondônia e Amapá.

Porto Velho, Rondônia

Chegamos em Porto Velho, capital de Rondônia, na região norte do Brasil prontos para participar do festival, porém, a apresentação teve que ser cancelada já que o nosso cenário ficou preso em Brasília. Não sabemos o por quê, mas isso obviamente impossibilitou a encenação, o cancelamento foi obrigatório.
O festival em Porto Velho tem a duração de 30 dias e além de peças do Palco Giratório há também a participação de espetáculos convidados. Pudemos perceber que o festival faz parte do calendário dos espectadores, pois o teatro estava lotado na noite anterior à que seria da nossa apresentação, assim como os ingressos  para o Dia Desmanchado estavam esgotados um dia antes. 
Aproveitamos uma tarde livre para fazer um passeio de lancha no Rio Madeira Mamoré, que tem extensão total aproximada de 3.315 km. O Rio Madeira nasce com o nome de rio Beni na Cordilheira dos Andes, Bolívia. Ele desce das cordilheiras em direção ao norte recebendo então o rio Mamoré-Guaporé e tornando-se o Rio Madeira - um rio de planície que traça a divisória entre Brasil e Bolívia.
Foi um passeio ótimo! Segue uma foto do pôr-do-sol!

Rio Madeira Mamoré

Esperamos voltar e apresentar em Porto Velho, em breve!

Macapá, Amapá. 


Chegamos no estado do Amapá, bem ao norte do Brasil e tem como limites a Guiana Francesa ao norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. 


Macapá é a capital do estado do Amapá. Localizada no sudeste do estado, é a única capital estadual que não possui interligação por rodovia a outras capitais. Além disso, é a única cortada pela linha do Equador e há na cidade um monumento, veja na foto abaixo. É o Marco Zero, Latitude 000 grau!  Macapá é localizada às margens do Rio Amazonas.

A oficina "O ator criador" contou com a participação de atores, bailarinos e profissionais do circo. 
Todos aproveitaram muito a troca de ideias e gostariam de dar continuidade ao trabalho.

Oficina: O Ator Criador

O espetáculo ocorreu no Teatro das Bacabeiras e um bom público esteve presente.
Ocorreu no dia seguinte ao espetáculo o "Pensamento Giratório" que contou com a presença do filósofo Herbert Emanuel, mediando o evento. Artistas locais também  participaram enriquecendo o evento. Herbert Emanuel nasceu na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, no dia 20 de Fevereiro de 1963. Mudou-se para Belém no final de 1976, ali residindo até 1988. A maior parte de sua formação escolar e literária deu-se nessa cidade. Formado em Filosofia pela UFPA, em 1987. Em 1998, lançou, em parceria com o artista plástico e mímico Jiddu Saldanha, Cartões Poéticos. Alguns poemas seus estão incluídos na Antologia Poética Poesia do Grão-Pará, 2001, com seleção e notas de Olga Savary. Em 2006 lançou o livro “Do Crepúsculo ao outro dia”, em parceria com o poeta e artista plástico Jiddu Saldanha. Possui artigos publicados em vários jornais sobre temas artísticos, literários, filosóficos e culturais. Atualmente, está preparando 3 (três) livros de poemas, intitulados “ISTO”, “RES” e “DESASPEREZAS”, e um livro de ensaios, “Guarda-chuva Paradoxal”.Houve uma troca intensa de impressões artísticas.
O Tatamirô Grupo de Poesia é um grupo amapaense de declamação de textos poéticos. Mais informações sobre o grupo de poesia no http://tatamirogrupodepoesia.blogspot.com.br/

Genaro, Herbert Emanuel e Marcelo Bulgarelli

Ufa! Mais uma etapa concluída. Agora a última etapa: Santa Catarina! Mais 13 apresentações. 
Até breve!


*Psicóloga, atriz e operadora de som no espetáculo do Dia Desmanchado no Palco Giratório - Circulação Nacional.
Diário de bordo de Patrícia Pacheco*

Nenhum comentário:

Postar um comentário