Projeto Meyerhold 70 anos - contraponto


Meyerhold 70 anos – Contraponto, tem como principal objetivo a reverência à obra do russo Vsevolod Meyerhold, um dos maiores encenadores e revolucionários do teatro do século XX e uma homenagem aos 70 anos de sua morte, em fevereiro de 2010. 

O projeto consiste em diversas atividades de pesquisa e criação, como a montagem do espetáculo Dia Desmanchado, baseado nos princípios que constituem a ação dentro do sistema de biomecânica teatral, desenvolvido por Meyerhold. Além do espetáculo, dirigido por Tatiana Cardoso, em agosto de 2010 foi realizado o encontro Meyerhold 70 anos: herança para o ator de hoje, com o objetivo de promover uma aproximação da comunidade artística aos fundamentos da obra do encenador russo V. E. Meyerhold, através de Cláudio Mássimo Paternò (Perugia – Itália), coordenador do Centro Internacional de Estudos em Biomecânica Teatral de Meyerhold, e de Marcelo Bulgarelli (Porto Alegre), ambos atores pesquisadores da técnica meyerholdiana. 

O encontro buscou instigar, também, o estudo e a prática das danças dramáticas brasileiras como fundamento para a criação no teatro, através da participação do grupo Mundu Rodà de São Paulo, procurando fazer um cruzamento entre essas duas técnicas na elaboração de fundamentos para o processo criativo do ator de hoje.


O projeto inclui ainda, encontros e atividades teatrais, como: oficina A ação teatral, temporada do espetáculo (estréia prevista para 22 de outubro no Teatro de Câmara), e ensaios abertos ao público.
Não trata-se apenas de um espetáculo, mas um evento que procura congregar espectadores e artistas, com atividades programadas no ano em que se lembra os 70 anos de morte do importante encenador russo Vsevolod Meyerhold.
O projeto Meyerhold 70 anos - contraponto foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz, 2009 da FUNARTE e pelo FUMPROARTE da prefeitura de Porto Alegre.