Dia desmanchado - Jornal Gazeta 24 horas - Paraná


ENCENA TEVE SEU "DIA DESMANCHADO" - por Editor Jornal Gazeta 24 horas

 
FOTO: MARCO A.F.




É preciso ter cuidado ao fazer qualquer crítica ao que se apresentou nesta noite (18) no palco do CAT, durante o segundo dia da 8ª Mostra de Teatro de Jacarezinho.
Se a crítica for baseada na reação da platéia perderá todo sentido e teremos que dividir o público entre os que gostaram, os que disseram “eu não vou dar minha opinião porque não entendo muito” e os que disseram simplesmente “diferente”. Encontramos alguns que também disseram: adorei!
O espetáculo “Dia desmanchado” da Companhia Teatro Torto, de Porto Alegre foi tudo, menos unanimidade diante da platéia.
As influências do simbolismo, do cubismo, do impressionismo e, depois, do expressionismo são as linhas que ao se cruzarem dão origem a encenação proposta pelo Grupo Teatro Torto de Porto Alegre, com direção de Tatiana Cardoso.
            Dentro desta escola teatral, estranha a alguns, distante do clássico teatro e mais próximo da mímica da grande mestre Denise Stocklos, o que se viu foi um trabalho primoroso de expressão corporal, iluminação e trilha sonora encenado com cenário minimalista.
            Classificar “O dia desmanchado” de monólogo é algo que não vamos ousar, pois parece-nos caber aqui a definição de “solo cênico”, pois sem texto, com grunhidos e gemidos que em raras vezes foram utilizados (e o texto não fez falta), o ator Marcelo Bulgarelli é primoroso na elaboração dos movimentos e no uso da principal ferramenta de trabalho do ator: o corpo.
Neste trabalho de Marcelo Bulgarelli a técnica da biomecânica, cujo repertório ainda hoje é estudado e valorizado, consiste no exagero dos gestos, no aumento absoluto da tensão em cada movimento, na exploração do corpo do ator como uma peça a mais na máquina teatral.
Quem assistiu, chorou, riu, revoltou-se, detestou, dormiu… Não importa. Diante deste espetáculo a intimidade com o teatro e suas diversas faces foi inevitável. E quem esteve presente hoje é mais íntimo das artes cênicas do que ontem.

Crítica publicada no site: http://gazeta24horas.com.br/portal/?p=11383

Nenhum comentário:

Postar um comentário