Diário de Bordo de Patrícia Pacheco* - Ceará

Chegamos então no Ceará, prontos para apresentar em três cidades: Sobral, Guaramiranga e Fortaleza. Segue o Palco Giratório!

Sobral - Teatro São João

Sobral - Teatro São João

A cidade de Sobral localiza-se a 232 km de Fortaleza e possui aproximadamente 190 mil habitantes. No interior do Ceará, o clima é quente e seco. 
Lá a apresentação exigiu uma adaptação grande no que se refere à iluminação do espetáculo, pois infelizmente o teatro está bastante sucateado, e funcionando com apenas 1/3 do equipamento de luz. Foi preciso um grande esforço da equipe para que a essência da concepção da luz fosse preservada. Lamentamos muito o descaso da prefeitura em relação ao teatro, que passou por uma grande reforma mas percebemos que não recebe a manutenção adequada.
Apesar de tudo, um bom público prestigiou a peça e também participou do bate papo logo em seguida. 
Além da apresentação houve a oficina "O ator criador", com poucos participantes, a maioria estudantes adolescentes da cidade. 
Ocorreu também o Pensamento Giratório, com pouco público, destacamos a presença de integrantes do Grupo Mosaico, da peça "Anjo Negro", que prestigiaram e enriqueceram a troca de ideias. 

A caminho de Guaramiranga:



Guaramiranga - Teatro Municipal Rachel de Queiroz

Uma cidade com apenas 5 mil habitantes que se transforma em palco de um belo festival de teatro! Assim é Guaramiranga, localizada na serra cearense, com um clima agradável, e recepção calorosa.
O XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga é organizado pela AGUA, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (maiores informações: www.agua.art.br) e contou com a participação de vários grupos, entre eles: Grupo Alfenim e Cia Oxente da Paraíba; Bricoleiros e  GrupoTeatro em Pelicula do Ceará; Claramuda - Pernambuco, Drão Teatro da (in) Constancia do Maranhão, Elas e CiaTeatral do Rio Grande do  Norte e Transformação Projetos Culturais e Territórios Sírius da Bahia. 
Nossa participação no festival ocorreu devido à uma parceria do Festival com o Sesc, Festival Palco Giratório. 
Nossa apresentação ocorreu às 23 horas e o teatro estava lotado, com mais de 700 pessoas prestigiando o Dia Desmanchado. Isso foi excelente! Na plateia estava a professora e diretora teatral Eliane Lisboa, que enriqueceu o bate papo com suas observações.


Transcrevemos aqui uma parte da crítica de Danilo Castro, publicada em http://odanilocastro.blogspot.com.br/2012/09/forma-e-conteudo-desmanchados.html

"... O espetáculo é um solo do ator Marcelo Bulgarelli, que vive um homem esperando uma mulher misteriosa, como quem espera Godot. A angústia da solidão o leva a momentos epifânicos que resultam em uma composição cênica codificada em primazia.
Diante da espera do personagem solitário, a encenação onírica dirigida por Tatiana Cardoso se propõe a misturar percepções do passado, presente e futuro. O trabalho é livremente inspirado na obra O ensaio, do dramaturgo americano Benjamin Bradford e mostra-se como uma ode ao não-verbal, onde o corpo do ator exala seu texto mais do que a voz ou qualquer outro signo do trabalho..."

Critica de Danilo Castro
publicada no Carderno Vida & Arte do Jornal O POVO , de Fortaleza - (11/9/2012)


Teatro Sesc Emiliano Queiroz - Fortaleza.

Em seguida, partimos para Fortaleza para uma segunda apresentação, já havíamos nos apresentado na primeira etapa de nosso circuito, no mês de abril. Lá, infelizmente,  houve pouco público presente. 
Além disso, a oficina que seria ministrada "O ator criador" foi cancelada por falta de inscritos. 
De Fortaleza seguimos para Porto Velho, em Rondônia e depois Macapá, no Amapá. 
No próximo post!

*Psicóloga, atriz e operadora de som no espetáculo do Dia Desmanchado no Palco Giratório - Circulação Nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário