Diário de bordo de Patrícia Pacheco* - Piauí


Dando continuidade à circulação do projeto Palco Giratório, aterrissamos no estado do Piauí.
As apresentações estavam programadas para as cidades de Teresina, Floriano e Parnaíba. Infelizmente o teatro em Floriano estava interditado e a apresentação foi cancelada. Assim sendo, a peça foi encenada duas vezes na cidade de Teresina. 
Uma das apresentações foi à tarde e teve como público alunos de escolas municipais. Já a segunda, ocorreu à noite e foi prestigiada pelo público geral. Ambas apresentações ocorreram no Teatro 4 de Setembro, que conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. 
O teatro está localizado na praça Pedro II, no Centro da capital e é o principal palco para as artes cênicas no Estado. A ideia de construção do teatro foi de um grupo de senhoras e da Primeira Dama do estado, que ansiavam por uma casa de espetáculos confortável e moderna para nova capital. O então Presidente da província do Piauí, o Dr. Theophílo dos Santos, iniciou a obra em dia 4 de setembro de 1889. A escolha o local foi a então Praça Aquidabã, hoje Praça Pedro II, pelas seguintes condições: terreno em bom nível topográfico, localização privilegiada.
É importante salientar que nas duas apresentações o teatro estava lotado, com uma média de 600 pessoas por dia. Após a segunda apresentação, houve um debate muito interessante com a participação de estudantes e professores de filosofia e comunicação da universidade local.
Em Teresina também ocorreram duas edições da oficina “O ator criador”, cujos integrantes foram atores e estudantes de teatro da cidade.

Ainda no estado do Piauí, rumamos para Parnaíba, no norte do estado.
Lá aconteceu algo que nos deixou extremamente felizes e cheios de energia, a colaboração dos técnicos para que o melhor uso possível do espaço ocorresse e assim pudéssemos oferecer o melhor ao público. É muito gratificante quando chegamos em um lugar e contamos com essa boa vontade toda dos técnicos para que o trabalho saia bem feito! Obrigada Zé Maria e Manoel! 
Em Parnaíba o ator Marcelo Bulgarelli ministrou a oficina "O ator criador" que contou com a participação de atores e bailarinos de grupos locais. 
Outra aventura: passeio no Delta do Parnaíba! 
Muita emoção no passeio de lancha que fizemos, juntamente com a companhia carinhosa da Lili, com direito a jacaré, macacos, banho de lama, de rio e de mar! Inesquecível. 

Próxima parada: estado do Ceará. 
Aguardem!



*Psicóloga, atriz e operadora de som no espetáculo do Dia Desmanchado no Palco Giratório - Circulação Nacional.
Diário de bordo de Patrícia Pacheco*

Nenhum comentário:

Postar um comentário